top of page

A importância de realizar o orçamento de uma obra



Com a finalidade de verificar se uma obra é viável antes mesmo de iniciar a construção, recomenda-se a realização de um orçamento preciso que pode ser utilizado para financiar a obra junto a uma instituição financeira.

Dentre os orçamentos mais conhecidos e utilizados por profissionais do ramo, podemos destacar:

  • Orçamento Paramétrico: mais simples e utilizado, facilmente aplicável para obter o custo de uma etapa especifica da obra ou ela como um todo. Nela, utilizam-se parâmetros e índices já conhecidos com base em obras anteriores ou pesquisas realizadas em obras genéricas, obtendo valores de custo por metro quadrado (R$/m²). Este método normalmente usa o chamado CUB (Custo Unitário Básico), fornecido pelo Sinduscon de cada estado para obras residenciais ou comerciais de diferentes padrões. Como utiliza-se um valor global por metro quadrado, a margem de erro deste método gira em torno de 10 a 20%, mesmo se realizado por profissionais experientes. Além disso, o CUB não inclui itens como o custo de fundações, projetos, taxas de aprovação, entre outros.

Valores do CUB de Setembro/2021.


  • Orçamento Analítico: Este método possui grande assertividade no valor final, chegando muito próximo da realidade, pois é calculado levando-se em consideração as quantidades de cada material a ser utilizado na obra, a mão de obra e equipamentos para a realização dos serviços e etapas específicas. Veja abaixo, duas tabelas, na primeira, a descrição dos materiais e serviços para a armação e concretagem de pilares, na segunda, os materiais utilizados para as instalações hidrossanitárias. Cada material ou serviço tem sua quantidade que será utilizada na obra e também o preço (tabela do Sinapi para insumos da construção civil ou pesquisa de mercado realizada pelo orçamentista).

Tabela da composição de preços para a armação e concretagem de pilares

Tabela da composição de preços para instalações hidrossanitárias


  • Orçamento Executivo: O orçamento executivo é aquele que descreve, junto com os custos e preços, a sequencia executiva da obra, possibilitando assim uma melhor programação dos recursos a serem empregados, como a compra de materiais e contratação de mão de obra. Por exemplo, na tabela abaixo, as etapas sequenciais da obra, fundação e vigas baldrame.


  • Cronograma Físico-Financeiro: É o orçamento executivo associado a um cronograma da obra, demonstrando o tempo que cada etapa levará para ser concluída. Sendo assim, é a mais requisitada por instituições financeiras a fim de financiar uma obra.


O custo de uma obra é elevado, os recursos financeiros necessários são grandes, um erro que muitos cometem é iniciar uma obra sem saber o custo que ela terá, impossibilitando, muitas vezes, o uso dos acabamentos e materiais que seriam utilizados ou, na pior das hipóteses, o término da construção fica comprometido.


33 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page